O gerente de fomento econômico da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neto Moreira, representou o Sistema SDE e o Governo do Estado no evento de lançamento do Sistema Nacional de Economia de Impacto (SIMPACTO). O evento foi realizado nesta quinta-feira (21) na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em Brasília.
O SIMPACTO visa favorecer a economia de negócios de impacto por meio da pactuação interfederativa. Essa iniciativa busca desenvolver a economia de impacto nos estados, promovendo negócios que visam resolver problemas socioambientais, ainda que operem dentro de uma lógica de mercado. Durante o evento, foi proposto um acordo de cooperação entre a União e os Estados para articular ações conjuntas nos diferentes níveis federativos, criando maior sinergia entre os diversos ecossistemas envolvidos nessa economia.
O Estado do Ceará tem se destacado nessa área, possuindo uma lei estadual, a Lei 17671/2021, criada em 2021 sob a liderança do então deputado Salmito Filho, hoje Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado. Atualmente, o Ceará busca avançar na estruturação do Comitê Estadual de Negócios de Impacto, que contará com a participação de entidades do governo estadual e outras instituições ligadas a essa economia.
“Tem sido um compromisso do Governador Elmano de Freitas buscar fortalecer novas economias, especialmente aquelas que contribuam para promover um modelo de desenvolvimento sustentável. A criação e a adesão do Ceará ao SIMPACTO é parte desse compromisso. Como Secretário de Desenvolvimento Econômico, temos buscado promover essa pauta aqui no Estado como estratégia para estimular o crescimento de mais negócios”, afirmou Salmito Filho.
A Adece tem promovido iniciativas de fomento e apoio aos negócios de impacto e novas economias, incluindo uma linha específica do programa Ceará Credi. No Ceará, essa pauta tem sido tratada com prioridade pelo Governo do Estado.